Esta é também a posição do MExT, que subscreve a carta:
Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico
Conselho Directivo
Conselho Directivo
Assembleia de Escola
Conselho de Escola
Na qualidade de alunos do Instituto Superior Técnico, e como estudantes de tal Instituição, reconhecemos na Associação de Estudantes um papel de acentuado relevo. Não negamos a possibilidade que tal organismo tem de intervir no nosso quotidiano académico e no dos demais estudantes, pelo contrário, encontramos na referida Associação um importante elo de união estudantil e um órgão ao serviço de todos, com o qual todos se devem identificar. Esta importância devia idilicamente materializar-se na conduta levada a cabo pela Associação de Estudantes, em certas acções.
Especificamente falando, pretendemos com esta carta revelar o nosso desagrado face à forma como decorreu o processo eleitoral, convocado com o intuito de eleger os Órgãos Sociais da Associação de Estudantes do IST para o mandato de 2009/2010. Desagradou-nos o secretismo que transpareceu da forma como as eleições foram levadas a cabo, maneira esta que de sub-reptícia, culminou com o facto da lista concorrente ser única e maioritariamente formada por actuais membros da Associação de Estudantes. Não negamos qualquer erro humano que nos tenha impossibilitado o acesso a informação atempada acerca dos prazos de, nomeadamente, possível apresentação de uma lista a concorrer. Ainda assim, gostaríamos de ver esclarecidos alguns detalhes:
- Quando e de que forma foi convocado o processo eleitoral? Caso tal se tenha dado em Assembleia Geral, onde se podem consultar as actas actualizadas?
- Onde e quando foram afixados no Campus da Alameda elementos de propaganda, elucidativos no que refere à convocatória das eleições e prazos inerentes?
- Foi enviado algum email aos alunos, com tal informação, email esse que julgamos que seria oportuno, dada a importância das eleições?
- Onde e de que forma foi divulgado o local específico das urnas?
- Apesar de ser lista única, as propostas desse grupo de estudantes foi, de forma explícita, afixado em algum local visível do Campus da Alameda?
- De forma directa gostaríamos de perguntar, se a Associação veria com bons olhos a criação de listas concorrentes, no sentido de tal reflectir uma participação activa dos estudantes? Foi feito algo efectivamente útil nesse sentido?
Sem mais, agradecemos o tempo despendido, e afirmamos o carácter construtivamente crítico explícito nesta carta. É nosso objectivo ajudar a melhorar a participação activa dos estudantes na vida académica do Instituto Superior Técnico.
Os alunos,
António Santos, MEMec - 65520
Carlos Moreira, MEMec - 65526
Daniel Fonseca, MEMec - 65534
Fernando Pedro Santos, LEIC - 64757
Joana Guedes, MEB - 57877
Joana Melo Félix, MEB - 57767
João Burgal, MEB - 57907
João Ferrão, MEQ - 53359
João Pedro Pereira, LEIC - 64790
José A. F. Ferreira, MEMec – 57082
Pedro Pina dos Santos, MEEC - 65453
Ricardo Canelas, MEC - 56575
Rosa Félix, LET - 55593
Tiago Gonçalves, LET - 55685