domingo, 21 de março de 2010

AEIST não convoca AGA

AGA, 14 de Junho 1962

O MExT denuncia a posição que a Associação dos Estudantes do IST tomou face à participação na Manifestação Nacional do Ensino Superior, a 24 de Março.

Por várias vezes sugerimos à AEIST que propusesse à Mesa da AGA a convocação de uma Assembleia Geral de Alunos. Neste órgão, aberto a todos os estudantes, poderíamos discutir de forma democrática o apoio, ou não, à Manifestação e os pontos de reivindicação a ela levar.
A AEIST, mostrando-se inicialmente favorável à sugestão da realização da AGA, acabou por nada fazer. É a noção de democracia da AE que sai manchada.

11 comentários:

Anónimo disse...

Os Estatutos da AEIST prevêm que uma AGA possa ser convocada pelos alunos do IST, bastando para isso 500 assinaturas... Não inventem desculpas para a vossa inactividade e a apatia dos alunos.

Rosa Félix disse...

E vais-me dizer que é fácil recolher 500 assinaturas num dia, quando o que se esperava era que fosse a AE a convocar a AGA.
Inactividade é mesmo isso.

fernandopedro disse...

Fomos falar atempadamente com a AE. Sugerimos que fosse maracada uma AGA para falar do 24 de maço, entre outras questões... Uma vez que este semestre terá que ser maracada uma AGA, apenas sugerimos que fosse marcada já, a tempo de discutir a manif do dia do estudante. (de notar que no ano passado, a AGA já tinha decorrido, por esta data). A AE inicialmente respondeu favoravelmente, avançando mesmo com uma data (16 de Março). Uma vez que essa AGA tem que ser marcada com 48h úteis de antecedência, tal marcação teria que ocorrer no máximo sexta, dia 13. Nesse dia, sexta-feira, voltamos a contactar a AE e a resposta foi que, por motivos da ausência do presidente, detido num encontro internacional de AE's, a AGA iria TALVEZ ficar, não para terça (16 de março), mas para quinta ou sexta. Assim esperamos. Tal não sucedeu.

A questão foi então o que a Rosa referiu: não é facil recolher mais de 500 assinaturas. E pior ainda, é tentar fazê-lo apenas em 2 dias. (as assinaturas teriam que ser recolhidas até sexta passada, para poder marcar uma AGA para dia 23). Optamos por não entrar por esse caminho, impossível à partida. Julgo que não foi aí que errámos. Errámos sim, bem no ínicio do processo, ao confiar no bom-senso da AE.

Cumprimentos,
Fernando Pedro

Anónimo disse...

Já estive em muitas lutas e eleições no IST. Já juntei sozinho cerca de 600 assinaturas, numa hora de almoço junto à cantina. Não vejo o porquê de tanta desculpa. Não vejo justificação em apoiar uma manifestação de esquerda, apesar de o ser. Se acham que estou errado, cabia a vocês mostrar que essa era a vontade dos alunos, pelo menos de 5% dos alunos do IST.

Anónimo disse...

a questão é que não tivemos tempo de abordar, explicar, pedir assinaturas a 500 e tal alunos, porque deixamos ir andando as coisas, enconstados a ideia de que a AE ia mesmo marcar a AGA.

parabéns pelo pelo teu super-fantástico trabalho de conseguir 10 assinaturas por minuto... se voltarmos a precisas de assinaturas ajudas?

fernando pedro

Tomás Mendes disse...

Ahaha!

Esse anónimo comentário soou de uma forma extremamente irónica na minha cabeça quando o li.

Deixo aqui o meu comentário estando numa situação privilegiada: não tenho nenhum especial interesse em participar na manifestação nem em que muitos alunos nela participem.

"Os Estatutos da AEIST prevêem que uma AGA possa ser convocada pelos alunos do IST, bastando para isso 500 assinaturas... Não inventem desculpas para a vossa inactividade e a apatia dos alunos." Realmente, a primeira frase não é discutível. Quanto à segunda, tenho uma coisa a acrescentar. Na última (e única) AGA em que estive, houve um aluno a sugerir uma alteração de estatutos. A maioria das pessoas na sala, começou-se a rir e a dizer que isso era impossível. Houve inclusivamente alguém que disse algo do género: "Se conseguisses fazer isso, a AEIST ficaria muito contente porque alterar os estatutos é algo que muita gente tem vontade". Se o que tu disseste fizer sentido - estarmos a desculpar a nossa inactividade -, seria necessário assumir que a AEIST é tão inactiva como o MExT, porque quer alterar os estatutos e não reúne as 5.000 assinaturas para isso. É ainda mais grave: a AEIST tem deveres perante os alunos, e este seria claramente um deles, segundo a tua análise. Faz sentido pensar assim? Se achares que faz diferença entre 500 e 5.000 assinaturas, pensa que a AEIST tem muitas mais pessoas que recolheriam assinaturas do que o MExT. E tem mais do que 10 vezes mais. Logo, até seriam menos assinaturas recolhidas por pessoa. Mas isto, é só para o caso de te sentires tentado a ceder à futilidade do número das assinaturas.

Eu não vejo nem o MExT nem a AEIST como grupos de alunos inactivos por não estarem dispostos a recolher 5.000 assinaturas por uma causa quando há uma alternativa: apelar à solidariedade da AEIST quando existem temas que vale a pena debater e votar numa AGA. E tanto vale a pena debater uma coisa que 10 pessoas que tenham o poder de convocar uma AGA sem recolher as assinaturas querem debater, como outra que 10 membros que não têm essa possibilidade querem debater. Então, em qualquer uma das situações, faz sentido convocar uma AGA.

Mais uma vez digo: não apoio nem deixo de apoiar esta manifestação, o que não apoio é o abuso de poder e a atitude não solidária que levou à não convocação da AGA.

Anónimo disse...

Parece-me que já era altura do mext ganhar uns tomatinhos e fazer uma lista pra AE!

Anónimo disse...

Não faço parte do MExT mas aplaudo os seus comentários. Já estava era na altura do anónimo ganhar uns tomatinhos e identificar-se.

Joana Cruz

Anónimo disse...

Lá por 1 pessoa conseguir recolher 500 assinaturas, não quer dizer que 10 pessoas consigam recolher 5.000. Nem 20 pessoas. É preciso ser ingénuo para acreditar nisso.

Penso realmente que a população dos alunos que transitam regularmente no IST nem chega a 5.000 pessoas.

Só uma ideia...

J.A.

Anónimo disse...

a contar pela quantidade de gente que ontem se reuniu no portão do saldanha, devo admitir que a AE estava claramente enganada.

estou indignado!

acho até que se devia exigir a demissão daquela gente... não sabem mesmo medir o pulso aos nosso IST!

Anónimo disse...

também acho caro Anónimo.
a AE tem a clarividência de saber medir o pulso dos estudantes do IST à distância, do alto da sua janela. Acho que metada desses estudantes só sabem que existe uma AE porque o seu pavilhão é ao lado da cantina.

Por volta de 10 pessoas saíram das escadas do saldanha, mais ou menos as mesmas do 17 de Novembro... Mas em Novembro a AE soube medir o pulso não foi?

Vá lá Anónimo, deixe de ser um mero peão e pense pela sua cabeça